Cursos em 2004

Curso de recuperação de atitudes anormais + curso elementar de acrobacia

 

O objectivo deste curso é sensibilizar os pilotos que o frequentam, para o reconhecimento atempado de uma atitude anormal de voo, o ensino da técnica correcta para a sua recuperação e ministrar aos pilotos que o frequentam, conhecimentos elementares sobre acrobacia aérea em avião ligeiro de recreio, procedimentos e  técnicas correctas. O curso compreende:

- parte teórica - que terá lugar no Aeródromo de Santarém, em Agosto (dia a anunciar brevemente).
- parte prática
- voos em Piper Cub J3 (da Escola de Aviação de Santarém) e em Chipmunk (da Aero Fénix); terão lugar também no Aeródromo de Santarém e serão combinados caso-a-caso com cada um dos pilotos.

Do curso fazem parte algumas manobras elementares de voo – voo lento, perdas, circuito de perdas, oito lento e simulacro de aterragem forçada (S.A.F.) – recuperação de atitudes anormais e extremas de voo – grandes pranchamentos, voo invertido, voo vertical, picadas e fly-out– e manobras acrobáticas – looping, tonneau barrilado, retournement, immelman, trevo e stall turn – de modo a que os pilotos fiquem familiarizados com algumas atitudes extremas de voo, técnicas de pilotagem, com as forças da aceleração (positivas e negativas) e os respectivos efeitos no organismo humano.
No fim deste programa, o piloto deverá sentir-se mais confiante e conhecedor das suas capacidades.

 

Piper Cub (0:30)

Chipmunk (2:30)

Voo lento

Perdas

Circuito de perdas

 

Oito lento

 

S.A.F.

Recuperação de grandes pranchamentos

 

Recuperação de voo invertido

 

Recuperação de voo vertical

 

Recuperação de picadas

 

Fly-out

 

Looping

 

Tonneau barrilado

 

Retournement

 

Immelman

 

Trevo

 

Stall turn

 

 

A parte teórica compreende:

- aulas com explanação teórica das manobras acrobáticas e suas técnicas de pilotagem;

Instrutores da parte teórica: J. Munkelt Gonçalves, Carlos Soares e Carlos Garcez (todos antigos instrutores de voo em Chipmunk na Força Aérea Portuguesa), Georgino Silva (da Escola de Aviação de Santarém) e Joe Horta (conhecido acrobata do ar que conta com várias exibições no nosso país, com o seu Sukhoi 31).

 

A parte prática compreende:

- voos em Piper Cub J3 e em Chipmunk, em que serão praticados os aspectos focados nas aulas teóricas, demonstrando e praticando várias manobras e técnicas acima descritas.

Instrutores da parte prática: J. Munkelt Gonçalves, Carlos Soares e Carlos Garcez (todos antigos instrutores de voo em Chipmunk na Força Aérea Portuguesa).

 

O curso inclui:

- uma hora de aula teórica sobre os aviões a voar, procedimentos normais, procedimentos de emergência (Cub e Chip) e procedimentos locais (Santarém);

- meia hora de voo alto em Cub e duas horas e meia de voo alto em Chipmunk;

- oferta de uma hora de briefing teórico antes de cada voo e meia hora de briefing teórico depois de cada voo;

- oferta das publicações adequadas: manual de voo e check-list de cada aeronave voada (Cub e Chip)

- oferta de um diploma atestando a frequência do curso;

 

 Requisitos necessários para a frequência do curso de recuperação de atitudes anormais e do curso elementar de acrobacia:

- ser sócio da Associação dos Amigos do Museu Aero Fénix, da A.P.A.U. , do Aero Clube do Algarve ou do Pára-Clube de Santarém. Caso contrário, o piloto poderá fazer-se sócio temporário durante o tempo que durar o curso. A quota será de 10 eur/mês, em que o mês (30dias) será contado a partir do 1º dia do curso.
- frequência com aproveitamento do curso de recuperação de atitudes anormais, para frequência do curso elementar de acrobacia.
- licença de tripulante de aeronaves válida.
- apólice válida de seguros de acidentes como piloto e/ou passageiro de aeronaves de recreio. Para tal, poderão visitar o site do Aero Club de Portugal, que contém as necessárias informações e contactos, se forem sócios do AeCP.
ATENÇÃO: a todo e qualquer piloto que pretenda efectuar os voos constantes deste curso que não tenha feito um seguro em seu nome, a Aero Fénix exigirá a assinatura de um termo de responsabilidade.
- inscrição feita até 31/Jul/2004, pelo e-mail aero.fenix@mail.telepac.pt ou pelo telefone 219624047.
- liquidação de 10% do custo total dos dois cursos (26,50 eur) acrescido do custo das aulas teóricas de um curso (15,00 eur), até à mesma data. Custo total dos dois cursos:
265,00 euros. Sinal = 41,50 eur
- número máximo de alunos em cada turma: doze.

Esta página vai sendo actualizada; por isso, voltem sempre e mantenham-se informados!

 



 

Lista dos cursos organizados pelas Aero Fénix em 2004